Ultimamente tenho me perguntado muito sobre a dieta cetogênica ou cetogênica; é a moda mais recente nas dietas e encontramos no Instagram, em muitos artigos de imprensa e na internet, ou um amigo recomenda e nos diz que é o melhor que ela já fez e queremos lançar cabeça para fazer isso! Aqui está um resumo desta dieta popular, com suas vantagens e desvantagens, para que você determine se é a que mais combina com você e se adapta ao seu estilo de vida e condição física.

Basicamente, é uma dieta de baixo carboidrato e alto teor de gordura, semelhante à dieta Atkins, que visa colocar o corpo é um estado metabólico chamado cetose o mesmo que ocorre durante jejum. Na cetose, o corpo começa a converter gordura em cetonas para produzir a energia que o cérebro precisa, na ausência da glicose fornecida pelos carboidratos. Portanto, com essa dieta, o corpo se torna uma máquina de queimar gordura e, por meio desse mecanismo, o peso é perdido.

Vantagens

  • É muito mais eficaz do que uma dieta com baixo teor de gordura, pois ajuda a reduzir a fome e, portanto, a ingestão de alimentos. Não há necessidade de contar calorias ou pesar as porções de alimentos.
  • Em vários estudos, foi demonstrado que a dieta ceto teve um efeito positivo sobre o perfil lipídico, reduzindo o nível de triglicerídeos, colesterol total e aumentando ligeiramente o HDL (colesterol bom)
  • Aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue, o que tem efeitos positivos particularmente para diabéticos.
  • Pode ser benéfico em pacientes com doenças como câncer, Alzheimer, epilepsia, Doença de Parkinson, síndrome do ovário policístico e acne.
  • Alguns estudos mostraram que, embora o peso seja perdido, a massa muscular é mantida.
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Desvantagens

  • Contribui com muito pouca fibra, vitaminas e minerais, pois restringe estritamente a ingestão de frutas e alguns vegetais, é por isso que é necessário tomar suplementos vitamínicos. Devido à escassa fibra que contribui, é possível sofrer de constipação com este regime.
  • Também é comum o mau hálito ou halitose aparecer, devido ao aumento dos corpos cetônicos e também há alguma fadiga ou fadiga, especialmente em início da dieta
  • Não é recomendado para pessoas com problemas cardíacos ou hepáticos.
  • É uma dieta que é muito difícil de manter a longo prazo.

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