caqui, caqui ou pau-rosa é uma fruta de origem asiática que é cultivada atualmente em todo o mundo. Inconfundível pela cor, é muito apreciado pelo seu sabor, propriedades nutricionais e versatilidade. Na verdade, pode ser consumido fresco, seco ou como ingrediente de sobremesas, smoothies e sorvetes. Na Espanha, foi por um longo tempo uma colheita menor até que o bem sucedido caqui Rojo Brillante emergiu na área de Valência. A seguir, apresentamos as variedades de caquis e por que incorporá-los em sua dieta.

Características e cultivo do caqui

O caqui é uma fruta de climas tropicais adaptada a climas subtropicais e temperado como o Mediterrâneo. Pertence ao gênero Diospyros kaki L.f., que tem mais de 300 variedades, mas apenas 5 são de importância agrícola. Provém de uma árvore da mesma família do ébano e é propagado por enxertia, uma vez que as variedades cultivadas produzem principalmente frutos sem sementes.

É uma baga que pesa 80 a 250 gramas, dependendo da variedade. Quando maduro, atinge sua cor característica, que se deve ao seu alto teor de caroteno. A polpa é doce e suculenta, com um certo gosto áspero, pois contém taninos.

O principal produtor do mundo é a China, seguida da Coréia, Japão e Brasil. Na verdade, a Ásia concentra 96% da produção mundial. No entanto, o maior exportador é Israel, seus principais clientes sendo a Rússia e os Estados Unidos. Na Europa, a Espanha é o maior produtor seguida pela Itália. Os principais compradores são a França e a Alemanha.

Variedades de caqui

As variedades de caqui são agrupadas em dois tipos:

  • Os taninos são dissolvidos, devem ser consumidos variedades maduras demais ou eliminando a adstringência por procedimentos industriais.
  • Não adstringente. Os taninos não se dissolvem e podem ser consumidos diretamente.

Esta classificação subdivide-se em variedades de acordo com a fertilização dos frutos. As variedades principais são:

  • Vermelho brilhante. O mais cultivado. Frutos muito volumosos, cor amarelo-laranja na colheita e vermelho-laranja na altura do consumo. Sem sementes. A adstringência é eliminada com dióxido de carbono.
  • Os frutos pequenos amadurecem mais cedo do que a variedade Rojo Brillante.
  • Frutos médios a grandes, de formato achatado e secção quadrada. Colhido após Bright Red. Pode ser mantido em uma câmara fria por até 3 meses.
  • Caqui Apple. Variedade não adstringente.

Valores nutricionais

  • Água 80%.
  • Alto valor calórico. Frutose, 15% em peso
  • Muito rico em pró-vitamina A ou beta-caroteno. 100 gramas de frutas cobrem 30% da ingestão recomendada de vitamina A.
  • Também contém vitamina C e potássio.
  • Rico em licopenos, poder antioxidante.
  • Taninos e fibras na forma de pectina e mucilagem.

Devido a esses nutrientes, o caqui tem as seguintes virtudes:

  • Antioxidante, previne o envelhecimento prematuro.
  • Regulador do trânsito intestinal devido ao seu conteúdo de fibra solúvel. [19659010] Diminui os níveis de colesterol e aumenta a flora intestinal saudável.

Conclusões

  • O caqui, devido aos seus valores nutricionais, é altamente recomendado para jovens, atletas, mulheres grávidas e adultos mais velhos.
  • Devido ao seu conteúdo de tanino, deve ser consumido com cautela .
  • Pessoas com diabetes ou com insuficiência renal devem consultar um médico devido a u Conteúdo de frutose e potássio.

Todas as variedades de caqui são deliciosas e têm esses grandes benefícios à saúde. Incorpore-os à sua dieta!

Comentarios

comentarios