A fibra alimentar é muito importante para o trânsito intestinal e para prevenir constipação que pode estar associada ao confinamento. Embora não haja alimentos que possam prevenir a infecção por coronavírus, uma boa dieta é essencial para manter as defesas altas. Entre os alimentos saudáveis, aqueles com altos níveis de fibra são os mais adequados.

Por que comer fibra durante o confinamento?

O sistema digestivo humano não pode digerir a fibra, mas ainda desempenha funções essenciais para a saúde, especialmente no cólon e no intestino. A fermentação que produz, favorece o desenvolvimento de bactérias benéficas que por sua vez evitam ou combatem bactérias nocivas.

Esse efeito, chamado de prebiótico, gera ácidos graxos de cadeia curta, que o corpo usa como energia . Além disso, a fibra que não fermenta absorve a água e aumenta o volume das fezes, facilitando a eliminação de toxinas.

A fibra não é essencial do ponto de vista nutricional, mas é essencial para a saúde. Uma dieta pobre em fibras não apenas causa constipação, mas também muitos outros problemas de saúde.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que pessoas que mantêm uma dieta rica em fibras têm entre 15 e 30% menos risco de morte por diabetes tipo 2, doença coronariana e câncer colorretal. Além disso, o consumo de fibras promove um bom peso corporal, ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de colesterol regulados.

Quais alimentos eles contêm Fibra?

Os alimentos de origem animal não contêm fibra . Ele é encontrado apenas em alimentos de origem vegetal especialmente em legumes, nozes, frutas e legumes e sementes.

Para aumentar a ingestão de fibras, você pode seguir estas dicas:

  • Escolha cereais grãos integrais ou integrais (farinha integral, arroz integral, soja).
  • Aumente o consumo de frutas e legumes (mínimo 5 porções por dia).
  • Coma legumes, pelo menos 2 vezes por semana (feijão,
  • Aumentar o consumo de nozes, torradas, naturais, sem adição de sal e açúcar. Basta um punhado por dia (nozes, amêndoas, amendoins).
  • Escolha ou prepare pães e biscoitos com sementes e inclua-os nas refeições (sementes de Chia, sementes de gergelim, linhaça).

Existem muitos produtos que nos fornece fibra e, portanto, não é difícil aumentar o consumo da proporção diária. As recomendações nutricionais são de 20 a 35 gramas por dia dependendo de você ser criança, adolescente ou adulto.

Você consome essas quantidades de fibra? Deixe-nos o seu comentário. Caso contrário, você deve aumentar a fibra em sua dieta durante o parto. Compartilhe essas dicas de saúde com seus amigos.

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