A visualização esportes consiste em utilizar a imaginação para modificar padrões físicos e / ou emocionais presentes em diferentes situações. Embora seja uma técnica complexa é possível aprendê-la. Neste artigo vamos apresentar alguns pontos que podem ajudar você a entender o que é e como praticá-lo.

O uso da visualização não se limita ao campo esportivo. Você pode usar a visualização para trabalhar com as emoções que você sente em momentos que são importantes para você, como palestras, participar de uma entrevista de emprego, enfrentar um exame, etc.

Você é um atleta e quer otimizar seu desempenho em treinos e jogos? Para alcançar seu máximo desempenho, é muito importante que, além de treinem habilidades físicas, técnicas e táticas, dedique algum tempo para treinar suas habilidades psicológicas

Definição de metas, relaxamento, prática na imaginação, habilidades de atenção ou auto-avaliação e controle ol ativação são algumas das habilidades psicológicas fundamentais que os atletas devem dominar.

Qual é o uso?

Pode ser grande ajuda para você com qualquer um dos seguintes objetivos:

] -Reproduzir mentalmente os movimentos correspondentes à execução técnica, manipulando a velocidade para poder dominar os pequenos detalhes que podem ser essenciais.

-Aprender a tomar decisões táticas, já que você pode se situar diante de certos estímulos e tomar a decisão correto (desta forma você será melhorando a relação funcional entre os estímulos e a decisão.)

-Preparar o desempenho em competições, expondo-se às condições que você pode encontrar na competição (por exemplo, antecipando o ] dificuldades psicológicas e ensaiando as habilidades para controlá-los.)

-Enviar comportamentos antes de executá-los (por exemplo, um lançador de dardo ensaia seus movimentos alguns minutos antes da sua vez lançar

-contribuir para o processo de recuperação da lesão: reduz os níveis de ansiedade e ajuda o atleta a manter a autoconfiança graças a o treinamento de diferentes situações de seu esporte.

Que vantagens a visualização oferece?

  1. Ele encurta o tempo de aprendizagem.
  2. Melhora a estabilidade da habilidade aprendida.
  3. Melhora a precisão e velocidade de execução
  4. Nenhum material necessário
  5. O risco de ferimentos é praticamente zero, já que você não se move

Como sempre, nem todas são vantagens. E é que a visualização também tem alguma desvantagem:

  • É uma habilidade complexa que requer treinamento para ser aplicado corretamente.
  • É necessário ter um bom conhecimento técnico-tático das ações que se destinam a melhorar. sendo uma estratégia que exige muita concentração, não é aconselhável estendê-la por mais de dois ou três minutos.

Por que a visualização é eficaz?

Existem diferentes teorias que apoiam a eficácia da visualização. O objetivo deste artigo não é justificar de forma teórica a técnica de por isso explicará brevemente os três que se destacam segundo o critério do autor do artigo.

Teoria psico-neuromuscular

Defende que, quando você visualiza, micro-contrações dos músculos específicos envolvidos nos movimentos que você está imaginando ocorrem mesmo que você não esteja realmente se movendo (19659002).

Diferentes profissionais de Psicologia e Atividade Física foram capazes de demonstrar este fato (entre outros: Jacobson, 1932; Eccles, 1958; Hale, 1982).

Teoria da regulação da atenção

Sugere essa prática mental ajuda você a focar sua atenção naqueles estímulos que são mais relevantes para um bom desempenho.

Teoria da autoeficácia

Propõe que a visualização favoreça uma melhora em seu desempenho graças, em parte, que também aumentam suas expectativas

Se você está interessado em aprofundar as teorias que defendem o uso da visualização, recomendamos que você dê uma olhada na Teoria da Aprendizagem Simbólica, a Teoria Bioinformática e a Teoria do Código Triplo.

Passos para visualizar

Vá para um lugar calmo

É necessário que você se encontre em um espaço longe de interrupções nas quais você possa relaxar durante o tempo que você precisa. Se possível, tente que o espaço tenha pouca luz, isso facilitará seu relaxamento.

Relaxe

Alcançar um estado de relaxamento é vital para você praticar a visualização. Exercícios de respiração diafragmática podem ajudar você a atingir esse estado de relaxamento.

Neste artigo você pode aprender técnicas de relaxamento.

Concentre-se

Você deve focar sua atenção nos estímulos relevantes. Às vezes, esses estímulos estarão em seu próprio corpo e, em outros, você terá que focar sua atenção em referências externas às quais precisa procurar para tomar a decisão certa.

Se seu objetivo é melhorar uma técnica específica. do seu esporte, como se o que você pretende melhorar seja a tomada de decisão, é muito importante que você saiba os slogans técnicos / táticos. Treinador de esportes e psicólogo podem ajudá-lo com isso

Assuma o controle de suas imagens

A capacidade de controlar as imagens de sua visualização é uma das chaves da técnica. Você deve fazer com que seja a imagem que deseja em sua mente e não outra

Visualize de uma perspectiva interna ou externa de acordo com o objetivo

Ao visualizar, você pode ver as imagens como as veria em uma situação real, isto é, a partir de seus próprios olhos (perspectiva interna), ou você pode fazê-lo como se fosse um espectador sentado na arquibancada vendo-se (perspectiva externa)

Se o que você quer é trabalhar um elemento técnico, será apropriado visualizar a partir de uma perspectiva interna, enquanto que se o seu objetivo for rever uma ação global será mais apropriado do ponto de vista externo.

Modifique a velocidade das imagens de acordo com as suas necessidades

] Você deve aprender a modificar a velocidade de suas imagens de acordo com suas necessidades. Câmera lenta para corrigir um certo aspecto técnico, velocidade normal para rever a execução e câmera rápida quando a tarefa é longa

Envolve seus sentidos

A visualização não é apenas a criação de imagens visuais. Você também pode envolver o resto de seus sentidos: ouvir (visualizar o barulho da platéia ou as instruções de seu treinador), cheirar (perceber o cheiro do campo de jogo), provar (notar o gosto do seu suor) e cenestesia ( perceber sensações). Envolver seus sentidos dará às suas imagens mais vivacidade

Usar o ambiente

Pessoas da platéia, colegas e rivais ou ruídos são elementos presentes em sua realidade competitiva, mas nem sempre precisam aparecer em suas visualizações. Se o que você quer é melhorar as ações técnicas, será mais fácil se você visualizar sem levar em conta o contexto, pois permitirá que você se concentre na ação.

Para trabalhar com situações psíquicas ou movimentos táticos, será importante que leve em consideração o contexto.

A princípio, pode ser difícil para você controlar as imagens que estão em sua mente, a perspectiva a partir da qual você as vê ou a velocidade com a qual você as vê. Um trabalho rigoroso com o especialista e muita prática irá ajudá-lo a melhorar essa habilidade.

Referências

  1. Notas do Mestre em Psicologia do Esporte e Atividade Física – UNED
  2. Buceta, J.M. (1998): Psicologia do treinamento esportivo. Madri: Dinkinson
  3. Budney, A. J. e Woolfolk, R. L. (1990). Usando a imagem errada: Uma exploração dos efeitos adversos da imagem no desempenho motor. Journal of Mental Imagery 14, 75-86
  4. Carpinteiro, W. B. (1894). Princípios da fisiologia mental . Nova Iorque: Appleton
  5. Eccles, J. (1958). A fisiologia da imaginação. Scientific American 199, 135.
  6. Lippman, L.G. e Selder, D.J. (1992). Prática mental: algumas observações e especulações. Jornal de Psicologia do Desporto 1, 17-25
  7. Sánchez, X. e Lejeune, M. (1999). Prática mental e esporte: O que sabemos depois de um século de pesquisa? Journal of Sports Psychology, 8, 21-37
  8. Suinn, R. M. (1997). Prática mental em psicologia do esporte: onde estivemos, para onde vamos? Psicologia Clínica, Ciência e Prática 4, (3), 189-207

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