Vitamina B2 (Riboflavina) – Funções, fontes alimentares e doses

5 (100%) 1 19659004] A vitamina B2, também conhecida como "riboflavina " é uma substância orgânica solúvel em água, o que significa que ela não fica no nosso corpo, essencial no metabolismo porque graças a ela podemos aproveitar os nutrientes que temos alimentos, contribuindo para o crescimento e a saúde do organismo. Esta vitamina é amarela e está presente nos componentes que possuem coenzimas e enzimas.

Funções da vitamina B2

  1. Contribui para a formação de glóbulos vermelhos no sangue e ajuda a gerar anticorpos [19659023]
  2. Funciona como um antioxidante, uma vez que suporta o funcionamento e armazenamento dos nutrientes encontrados nos alimentos.
  3. A riboflavina pode ativar a função de outras vitaminas no organismo, como a vitamina B6, ao contribuir isso com o funcionamento da glândula tireoide é essencial para o crescimento.
  4. Também ajuda na criação de glicogênio no sangue e controla os níveis de glicose nele, o que pode evitar que você sofra de diabetes. [19659007] Mantém a pele hidratada
  5. Produz ferro no sangue, que é eficaz para o transporte de oxigênio e dióxido de carbono
  6. Tem a capacidade de manter o bom funcionamento do O sistema nervoso
  7. Reduz as chances de sofrer fadiga ou fraqueza ao fazer o trabalho físico.

Benefícios da vitamina B2

A riboflavina é importante para a transformação da energia no corpo, graças a ela O metabolismo leva comida e converte em energia que será distribuída por todo o corpo. A vitamina B2 tem propriedades antioxidantes e nos protege dos radicais livres encontrados nos alimentos. Da mesma forma, pode-se dizer que essa vitamina é uma das que promovem o ferro no metabolismo.

  • Com a vitamina B2, nosso coração ficará saudável, pois ajuda a evitar coágulos sanguíneos e previne ataques. cardíaca
  • É bom prevenir a catarata e, por sua vez, melhora a visão.
  • Pode ajudar a melhorar os ataques de enxaqueca, reduzindo a duração destes e a frequência que eles apresentam.
  • Ser um antioxidante pode impedir-nos de sofrer de problemas ósseos, como artrite.
  • Pode ser usado para prevenir a doença de Alzheimer, anemia, epilepsia, esclerose, dermatite, lábios rachados e úlceras na boca.
  • Com ele, você pode evitar o ressecamento nos lábios e na pele. Também previne olhos avermelhados e inflamação deles,
  • previne fraqueza nos músculos e ossos.
  • Em casos de estresse, insônia ou ansiedade, o consumo de vitamina B2 ou riboflavina pode ajudar a superar

Alimentos que mais contêm

A maioria dos alimentos contém vitaminas e nutrientes que o nosso corpo usa para funcionar de forma saudável com uma boa dieta, não devemos nos preocupar em obter essas vitaminas. É importante saber que substâncias contêm os alimentos que ingerimos, por isso nomearemos alguns dos alimentos ricos em vitamina B2 ou riboflavina.

 VITAMINA B2 Alimentos ricos em vitamina B2

Dose diária recomendada

É importante saber quais quantidades são recomendadas e suficientes para estabilizar os níveis no corpo. A idade e o sexo da pessoa são muito importantes neste tópico, já que as doses recomendadas irão variar dependendo de você ser do sexo masculino ou feminino ou se você for uma criança ou um adulto

  • . Homens

    (mg / dia)

    Mulheres

    (mg / dia)

    0 a 6 meses 0,3 0,3 7 a 12 meses 0,4 0,4 1 a 3 anos 0,5 0,5 4 a 8 anos 0,6 0,6 9 a 13 anos 0,9 0,9 19659035] 14 a 18 anos 1.3 1.1 19 a 70 anos 1.3 1.1 70 anos 1.3 1.1 Gravidez 1.4 Amamentação 1.6

    A vitamina B2, embora cumpra pequenas funções no organismo, é extremamente importante, estimula o crescimento graças ao facto de controlar o funcionamento das glândulas do corpo, como a tiróide e o sistema. endócrino A riboflavina é uma das vitaminas responsáveis ​​por absorver o ácido fólico e os minerais encontrados em nosso sistema para contribuir para o bom funcionamento do mesmo.

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