Muitos nutrientes são interdependentes. Sabemos, por exemplo, que a magnésio reforça o efeito de vitamina D, que favorece a assimilação cálcio, que por sua vez é devidamente distribuído por todo o corpo graças à vitamina K2.

O consumo de suplementos de vitamina D está se popularizando devido à prevalência da deficiência. Para maximizar o uso e reduzir o risco de acidente vascular cerebral, É conveniente tomar a vitamina D junto com a vitamina A, contida nos alimentos ou como suplemento, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Sumatera Utara (Indonésia).

Os derrames geralmente levam a danos cerebrais irreversíveis, deficiências permanentes e longos tratamentos de reabilitação.

Por que tomar vitaminas para acidente vascular cerebral?

a maioria dos traços ocorrem como resultado da arteriosclerose (depósitos nos vasos sanguíneos) ou a trombose resultante.

Um suprimento insuficiente de vitamina D e vitamina A aumenta o risco de arteriosclerose e, portanto, também de acidente vascular cerebral.E a relação é proporcional: quanto menor o nível de vitamina A e vitamina D, maior o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Por outro lado, se você estiver bem suprido com vitamina A e vitamina D, as duas vitaminas pode prevenir e retardar o desenvolvimento da arteriosclerose graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

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Vitamina A no AVC

A vitamina A e seus metabólitos participam da proteção da barreira hematoencefálica, que reduz a gravidade dos danos que um derrame pode causar.

Além disso, os receptores de vitamina A colaboram com os receptores de vitamina D para proteger os neurônios.

Vitamina D no AVC

Um estudo realizado com 818 pacientes mostrou que aqueles com níveis mais elevados de vitamina D sobreviveu melhor ao derrame do que pacientes com níveis mais baixos de vitamina D.

Outro estudo, no qual os participantes já apresentavam sinais de endurecimento das artérias, tomou 4.000 UI de vitamina D diariamente. Após 4 meses, o endurecimento das artérias regrediu.

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Como a vitamina A e a vitamina D se reforçam mutuamente

No estudo da Universidade de Sumatera Utara Participaram 120 pacientes com AVC. Todos sofreram um acidente vascular cerebral isquêmico agudo (devido ao bloqueio de um vaso sanguíneo) e foram diagnosticados após 3 dias. Eles foram tratados com medicação padrão e receberam fisioterapia.

Para descobrir se as vitaminas A e D foram eficazes na recuperação do AVC, os participantes foram divididos em quatro grupos:

  • O grupo vitamina A recebeu 50.000 UI (15 mg) de vitamina A uma vez por semana (equivalente a 90 mg de betacaroteno)
  • O grupo vitamina D recebeu 50.000 UI (1250 µg) de vitamina D3 uma vez por semana
  • O grupo combinado recebeu 50.000 UI de vitamina A e 50.000 UI de vitamina D3 uma vez por semana
  • O grupo placebo recebeu uma preparação placebo uma vez por semana

Cada remédio foi tomado por 12 semanas. No início do estudo, ou seja, no momento do diagnóstico do AVC e antes da ingestão das vitaminas, foi encontrado nível insuficiente de vitamina D em todos os pacientes (média de 20,75 ng/ml). O nível médio de vitamina A, por outro lado, foi normal (422,9 μg/l).

Depois de três meses, foram alcançados os seguintes resultados:

  • No grupo vitamina A e no grupo combinado, o nível de vitamina A aumentou.
  • No grupo combinado, o nível de vitamina A aumentou significativamente mais do que no grupo somente de vitamina A, sugerindo que a vitamina D promove a absorção de vitamina A.
  • No grupo vitamina D e no grupo combinado, o nível de vitamina D aumentou significativamente. Os níveis de vitamina D aumentaram 12% quando a vitamina D foi tomada sozinha, enquanto aumentaram 30% quando ambas as vitaminas foram tomadas juntas.

Portanto, as vitaminas D e A favorecem mutuamente sua absorção.

A combinação de vitaminas reduz os níveis de inflamação

A aterosclerose é acompanhada por processos inflamatórios crônicos, com marcadores elevados de interleucina-1β (IL-1β) e interleucina-1 (IL-1), que aparece no caso de acidente vascular cerebral.

A vitamina D regula para baixo a inflamação. No estudo acima, o nível de IL-1β diminuiu apenas no grupo vitamina D e no grupo combinado. Portanto, a vitamina A parece apoiar fortemente o efeito anti-inflamatório da vitamina D.

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Combinação de Vitaminas: Melhor Recuperação de AVC

A escala de golpes Escala de AVC do Instituto Nacional de Saúde (NIHSS) pode ser usado para avaliar a gravidade de um acidente vascular cerebral. Esta escala é composta por 5 níveis:

  • 0: sem sintomas de acidente vascular cerebral
  • 1 – 4: sintomas menores
  • 5 – 15: sintomas moderados
  • 16 – 20: sintomas moderados a graves
  • 21 – 42: sintomas fortes

No estudo, o escore NIHSS caiu mais no grupo combinado, mostrando que Dar ambas as vitaminas após um acidente vascular cerebral é uma boa escolha. Os resultados detalhados foram os seguintes:

  • Vitamina A: Valor NIHSS cai de 12,1 para 10,3
  • Vitamina D: Valor NIHSS cai de 13,2 para 10,4
  • Vitamina A e D: Valor NIHSS cai de 13,25 para 6

Um efeito ótimo da vitamina D parece ser possível apenas na presença de vitamina A. Como dizem os autores do estudo, a administração de vitamina A junto com vitamina D pode maximizar os efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores esperado das vitaminas.

Os autores acrescentam que “a administração simultânea de vitamina D e vitamina A sinergicamente (reforçando-se mutuamente) reduz a arteriosclerose e protege as paredes vasculares inibindo o estresse oxidativo e a inflamação. Portanto, a administração combinada das duas vitaminas é uma abordagem promissora na terapia e prevenção da arteriosclerose.”

As vitaminas são suficientes para a prevenção do AVC?

Claro, tomar vitaminas não garante absolutamente a prevenção de um acidente vascular cerebral ou que pode ser facilmente superado.

muitos outros fatores influenciam o risco de arteriosclerose e acidente vascular cerebral, bem como o curso da reabilitação após acidente vascular cerebral, por exemplo, a constituição geral, nutrição, treinamento físico, etc.

Você sempre tem que pensar de forma holística e Incorpore o maior número possível de medidas de proteção.

Você pode obter vitamina A de alimentos vegetais?

Alimentos à base de plantas não contêm vitamina A, mas contêm beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A.

Cerca de 6 a 12 mg de betacaroteno são necessários para produzir 1 mg de vitamina A. O betacaroteno é encontrado principalmente em vegetais verde-escuros e laranja. (abóbora, couve, espinafre, alface de cordeiro, pimentão vermelho, batata doce e cenoura).

Entre as melhores fontes de betacaroteno, 100g de cenoura contém cerca de 8mg de betacaroteno.

Referências científicas: