Hipócrates, o médico grego considerado o pai fundador da medicina, disse uma vez que todas as doenças começam no intestino e o transtorno de ansiedade não é exceção. Você sabia que suas bactérias intestinais podem influenciar seu humor? Leia para aprender como o intestino e o cérebro se comunicam, as evidências que conectam o microbioma e a ansiedade intestinais e como corrigir a disbiose intestinal .

Bactérias intestinais e o relacionamento com o cérebro

Mais e mais pessoas sofrem de um transtorno de ansiedade, caracterizado por apreensão e medo que podem afetar negativamente a produtividade, os relacionamentos pessoais e a qualidade de vida geral. Tratamentos farmacêuticos, como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) e benzodiazepinas, manipulam os níveis de neurotransmissores no cérebro.

Embora esses medicamentos proporcionem alívio para alguns, geralmente são ineficazes e podem ter efeitos colaterais graves

Mesmo que desequilíbrios químicos estivessem presentes na maioria das pessoas com ansiedade (elas não são), os medicamentos anti-ansiedade falham em abordar um colaborador menos conhecido da depressão, ansiedade e outros distúrbios do estado de saúde. humor: disbiose intestinal e disfunção.

O cérebro e o intestino se comunicam através de um eixo intestinal-microbioma-cérebro, e um crescente corpo de literatura indica que um microbioma intestinal alterado pode contribuir para um variedade de distúrbios cognitivos e de humor, incluindo:

  • Ansiedade
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Alzheime r
  • TDAH
  • Transtorno do Processamento Sensorial
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
  • Esquizofrenia
  • Psicose
  • Autismo
  • Autismo
  • Autismo [19659000] As bactérias em nosso intestino têm imenso poder sobre um eles podem até influenciar nossa resposta ao estresse.

    Como o cérebro e o intestino se comunicam

    O cérebro e o intestino podem interagir diretamente através do nervo vago, que conecta o sistema nervoso central ao coração, pulmões e o trato digestivo. O nervo vago pode ser ativado por muitas moléculas neuroativas encontradas no intestino.

    Neurotransmissores

    Algumas espécies de bactérias intestinais sintetizam neurotransmissores, incluindo GABA, serotonina e dopamina, e moduladores de neurotransmissores, como o fator neurotrófico derivado do intestino. cérebro ou BDNF.

    De fato, mais de 90% da serotonina total do corpo e mais de 50% da dopamina total do corpo são sintetizados no intestino, não no cérebro.

    Ácidos graxos de cadeia curta (SCFA)

    As bactérias intestinais decompõem a fibra alimentar em ácidos graxos anti-inflamatórios de cadeia curta (AGCC). Os SCFAs estimulam o sistema nervoso simpático e autonômico com benefícios neurológicos. Um exemplo é o ácido butírico, que demonstrou retardar a progressão da doença de Parkinson e Huntington em modelos animais.

    Tireóide e hormônios sexuais

    A microbiota intestinal está envolvida na liberação e degradação de hormônios como insulina, glucagon, leptina e estrogênio.

    Outras moléculas de sinalização

    As células neuroendócrinas compreendem cerca de 1% das células ao longo do revestimento intestinal protetor, chamado epitélio. Essas células liberam mais de 20 moléculas de sinalização neuroativas, incluindo o neuropeptídeo Y, ocitocina, grelina e o peptídeo ligado ao gene da calcitonina.

    As bactérias intestinais influenciam o cérebro ao longo da vida. Nos estágios iniciais da vida, a colonização bacteriana do intestino é crucial para o desenvolvimento adequado do cérebro.

    Camundongos livres de germes, que não possuem microorganismos no intestino, experimentam desenvolvimento mental anormal e desenvolvem defeitos na estrutura do cérebro. A alteração da microbiota intestinal com antibióticos ou probióticos pode danificar ou melhorar a memória, apoiando ainda mais o papel do intestino na função cerebral.

    Também temos evidências de que as bactérias intestinais regulam a percepção da dor, afetam os revestimentos de proteção. a bainha nervosa chamada mielina e influencia a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de se reorganizar e se reconectar a entradas boas e ruins.

    Devido ao eixo ativo do intestino-microbioma-cérebro, a estabilidade e a diversidade do microbioma intestinal podem influenciar em ansiedade e outros transtornos do humor. Vejamos algumas das evidências que sustentam o microbioma intestinal e a conexão de ansiedade .

    Bactérias intestinais determinam como o corpo responde ao estresse

    Um intestino saudável promove uma resposta normal ao estresse através do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). A microbiota intestinal é essencial para o desenvolvimento e a função do eixo HPA, e há uma janela crítica de desenvolvimento quando a colonização deve ocorrer para que o eixo HPA funcione normalmente.

    Camundongos livres de germes exibem uma resposta exagerada ao estresse por HPA, uma característica distintiva da ansiedade, indicada por secreção excessiva de corticosterona e hormônio adrenocorticotrópico. A resposta exagerada pode ser revertida pela administração de probióticos, mas apenas em ratos jovens. Por outro lado, E. coli patogênica piorou a condição.

    Como a microbiota intestinal medeia a resposta ao estresse, o estresse pode, por sua vez, alterar a microbiota intestinal. É uma via de mão dupla.
    Nos camundongos, fatores estressantes, como separação materna precoce na vida ou restrição prolongada, induzem alterações significativas no perfil bacteriano intestinal.

    Nos humanos, foram relatadas alterações intestinais devido ao estresse. Embora alterações bacterianas específicas nem sempre sejam consistentes entre os estudos. Provavelmente, a resposta individual de uma pessoa depende de sua diversidade microbiana intestinal, integridade da parede intestinal, composição da dieta e saúde geral.

    Intestino feliz, pessoa feliz

    Diferenças nas composições encontradas de bactérias intestinais em animais e humanos com distúrbios de humor. Nos ratos, a depressão e a ansiedade são acompanhadas por perfis intestinais alterados.

    Da mesma forma, vários estudos em humanos descobriram diferenças de microbiota entre pacientes com ansiedade e / ou depressão em comparação com grupos de controle saudáveis.

    Em um pequeno estudo, níveis mais baixos de um gênero bacteriano específico, Faecalibacterium, foram correlacionados com depressão mais grave.

    A disbiose do intestino pode levar à ansiedade, e a restauração da microbiota intestinal pode atenuar o comportamento semelhante ao da ansiedade. Após a infecção patogênica pelas bactérias Campylobacter jejuni ou Citrobacter amalonaticus, os camundongos desenvolveram comportamentos ansiosos e anormais, possivelmente através da ativação da amígdala, uma região do cérebro frequentemente envolvida na ansiedade.

    Assim, os ratos livres de germes exibem comportamentos semelhantes à ansiedade. Foi demonstrado que a suplementação de probióticos diminui o comportamento ansioso em vários estudos com ratos.

    Curiosamente, em outro estudo, os ratos que receberam antibióticos orais mostraram microbiota fecal alterada, comportamento ansioso aumentado e expressão aumentada de BDNF em ratos. a região do hipocampo do cérebro, que desapareceu algumas semanas após a interrupção dos antibióticos.

    Quando antibióticos foram administrados a camundongos livres de germes, nenhuma alteração no comportamento ou expressão do BDNF foi observada, indicando que o microbioma intestinal era essencial para esses distúrbios.

    Nesse mesmo estudo, os pesquisadores realizaram transplantes de microbiota fecal entre duas linhagens de camundongos com diferenças comportamentais conhecidas.

    Quando o tipo de rato mais tímido e ansioso foi colonizado com microbiota do tipo menos ansioso, os ratos aumentaram o comportamento exploratório io e mostrou diminuição da ansiedade.

    Por outro lado, quando os camundongos menos ansiosos foram colonizados com a microbiota mais ansiosa, os camundongos diminuíram seu comportamento exploratório.

    Vale ressaltar que essas mudanças comportamentais não foram acompanhado por alterações nos níveis de neurotransmissores no cérebro, provando ainda que a ansiedade e outros transtornos do humor têm influências além do cérebro.

    Como corrigir a disbiose intestinal

    Um intestino saudável deve ter um microbioma diverso, estável e robusto com alta integridade do revestimento intestinal. Infelizmente, muitos fatores presentes em nossa sociedade moderna contribuem para os danos intestinais:

    • Uso excessivo de antibióticos
    • Alimentos inflamatórios, como açúcar refinado, carboidratos refinados e óleos de sementes industriais.
    • Fibra inadequada
    • Estresse crônico [19659009] Alto consumo de álcool
    • Entrega de cesariana e alimentação com fórmula

    Nossos microbiomas do século XXI são significativamente menos diversos do que os de nossos ancestrais, assim como os microbiomas de caçadores-coletores modernos que aderem amplamente a suas dietas tradicionais.

    Temos muito a aprender sobre a composição ideal do microbioma humano e, assim como não há dieta ideal, provavelmente não há microbioma ideal.

    Atualmente, é difícil obter instantâneos não invasivos do seu microbioma em todo o trato gastrointestinal. A análise fecal é comum, mas o que está nas fezes não é representativo de todo o trato. As populações de bactérias intestinais mudam e se tornam mais densas em todo o trato digestivo, sendo o cólon distal (as últimas seções) o mais densamente povoado.

    No entanto, se você sofre de transtornos do humor, como ansiedade ou Uma série de outras condições, como eczema, obesidade e distúrbios gastrointestinais, curar seu intestino pode trazer algum alívio. Comece com estas etapas:

    1. Trate quaisquer patógenos que possam estar presentes. As recomendações a seguir (ingestão de fibras, caldo de osso e alimentos fermentados) só irão longe se você tiver uma infecção subjacente não tratada.
    2. Coma mais fibra. A fibra alimenta o microbioma e as dietas com pouca fibra reduzem a diversidade microbiana. Considere um suplemento prebiótico.
    3. Beba caldo de osso. O caldo de osso e outras fontes de colágeno e glicina podem reparar a integridade intestinal.
    4. Coma alimentos naturalmente fermentados como natto, chucrute, kefir, iogurte, leite cru e kim chi.

    Os probióticos ajudarão seu microbioma? Intestinal e Ansiedade?

    Os pesquisadores cunharam o termo "psicobióticos" para descrever cepas probióticas com o potencial de afetar a saúde psicológica. Vários ensaios clínicos em humanos mostraram que a administração de probióticos pode reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono e melhorar a memória.

    Especificamente, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium longum melhoraram seus índices de ansiedade e / ou depressão em ensaios clínicos em humanos. No entanto, nem todos os ensaios clínicos com probióticos têm sido eficazes para transtornos de humor.

    Se você tentou as dicas acima e ainda tem problemas intestinais, os suplementos de probióticos podem fazer a diferença. Há uma quantidade estonteante de suplementos probióticos no mercado, mas Mark Ruscio os classifica em cinco variedades principais:

    • Lactobacillus
    • Bifidobacteria
    • Saccharomyces boulardii (19659009) Probióticos à base de solo ou formadores de esporos E.
    • E. coli Nissle 1917 (forma saudável de E. coli)

    Como levará algumas semanas para notar uma diferença, encontrar o suplemento probiótico mais benéfico pode ser um processo de tentativa e erro.

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