Uma crença extensa em nutrição é que comer macarrão ou arroz à noite é contraproducente, ou porque engorda ou porque faz mal à saúde. A verdade é que esses alimentos podem ser consumidos a qualquer hora do dia, mas devem ser feitos com eficiência.

A primeira coisa a ter em mente é que esses alimentos são fundamentalmente energéticos. Portanto, sua função é fornecer energia ou ajudar a recuperar o organismo após um esforço. Portanto, se possível, eles devem ser usados ​​para esse fim, deixando de lado seu sabor.

Quando você pode comer macarrão e arroz à noite?

Se durante o dia você ingeriu uma pequena quantidade de carboidratos e se exercitou (especialmente à tarde), à ​​noite, é um bom momento para consumir esses alimentos. Sua principal função será recuperativa. Isso ajudará a repor o glicogênio muscular e hepático.

Caso contrário, e se na manhã seguinte você voltar ao exercício extenuante, o risco de lesão muscular aumenta. Portanto, é essencial garantir que os níveis de glicose circulante e glicogênio muscular sejam adequados antes de um exercício de alta intensidade.

No entanto, se a idéia é reduzir o peso, pode ser uma solução possível para eliminar coma carboidratos e exercite-se com o estômago vazio . Porém, se essa estratégia for realizada, o exercício matinal deve ser de baixa intensidade para minimizar os riscos.

O consumo de macarrão e arroz durante o jantar pode Seja uma boa opção no caso de atletas. Também quando poucos carboidratos são consumidos em outros momentos do dia.

Comer macarrão ou arroz à noite tem uma função energética e é direcionado, acima de tudo, a atletas anaeróbicos. Esses tipos de indivíduos se beneficiarão muito com o consumo desses alimentos e, de fato, serão uma parte fundamental para melhorar seu desempenho.

Mesmo assim, é necessário consumir grandes quantidades de carboidratos quando uma carga é feita de glicogênio antes de uma competição. Nessas situações, os depósitos musculares e hepáticos são esvaziados primeiro por 24 a 48 horas para posteriormente saturar demais as reservas e aproveitar a disponibilidade desses nutrientes na atividade física.

Essas estratégias são típicas dos esportes. de força, esportes por peso ou categorias de resistência anaeróbica. Além disso, envolve o consumo de arroz e macarrão em grandes quantidades, também no jantar.

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Quando você não deve comer macarrão e arroz noite?

No caso de pessoas sedentárias que não se exercitam regularmente, os carboidratos noturnos geralmente não são muito funcionais. Eles podem fazer mais sentido nas primeiras refeições do dia, especialmente com o objetivo de reduzir o apetite.

No entanto, à noite, é melhor evitá-los e recorrer a alimentos e vegetais com proteínas. Pratos com volume e baixa densidade de energia que permitem que você vá para a cama sem apetite e descanse adequadamente, mas que não fornecem glicose que não será usada ou armazenada na forma de glicogênio.

Com o passar dos anos, Os carboidratos se tornam cada vez menos necessários. Pelo contrário, começam a aumentar a demanda de proteínas para evitar danos e destruição musculares.

Por esse motivo, macarrão e arroz, tanto à noite quanto a qualquer hora do dia, tornam-se alimentos secundários ou residuais na dieta, por trás de proteínas e gorduras.

 Fonte de carboidratos do arroz.
O consumo de macarrão e arroz à noite deve ser limitado a pessoas que praticam esportes de alta demanda física. Caso contrário, é desnecessário e pode afetar o ganho de peso.

E diabéticos?

Nesse caso, é necessário diferenciar entre o tipo 1 e o tipo 2. No primeiro, é necessário recorrer a uma porção de carboidratos noturnos para controlar a curva de glicose.

No entanto, no último, pode ser positivo remover os carboidratos do jantar e até realizar alguns jejuns. Dessa forma, o peso corporal será reduzido e o controle da glicose será aprimorado, o que resultará em uma melhoria sintomática da doença e nas complicações associadas.

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Você pode comer macarrão e arroz à noite, desde que o objeto dessa ingestão esteja relacionado ao esporte. No caso de pessoas sedentárias ou indivíduos que pretendem perder peso é melhor reduzir o máximo possível a ingestão de carboidratos.

A coisa mais simples nesses casos é não ingeri-los à noite, pois é menos provável que eles passem apetite para dormir e, portanto, a redução calórica será mais suportável.

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