Com certeza, quando ouvimos sobre ioga, imaginamos uma mulher em seu início de idade adulta, magra e com um rabo de cavalo. No entanto, este é apenas um estereótipo, uma vez que você pode começar a praticar yoga em qualquer idade: desde o bebê ou desde a idade de ouro

O Yoga é uma atividade que conecta corpo, mente e alma . É uma atividade que fornece benefícios como boa circulação sanguínea, tranquilidade mental, tonificação dos músculos e combate ao estresse.

Então, é claro você pode praticar ioga em qualquer idade e dependendo de qual fase da vida começa a ser praticada, as posturas, intensidade e duração das sessões vão mudar.

Baby yoga

Sim, quando dizemos que você pode praticar yoga em qualquer idade nós até nos referimos aos recém-nascidos! Certamente, um bebê precisa fazer posições induzidas muito gentilmente e sempre sob a supervisão de uma pessoa treinada. Isso ocorre porque os corpos são mais delicados em uma idade tão precoce.

Entre os benefícios que se destacam quando se pratica yoga a partir de bebês estão o aumento da flexibilidade da coluna, o fortalecimento de braços e pernas e a contribuição positiva para equilíbrio emocional. A aplicação de respiração e relaxamento para combater a ansiedade e ajudar a concentração são outros benefícios.

Além disso, essa prática fortalece o vínculo entre pais e filhos já que, durante as sessões, é importante Fale com o bebê e sorria. As sessões começam com massagens nos pés, depois nas pernas e nos braços até chegar à cabeça.

Uma prática de ioga para bebês pode começar com uma duração de 20 minutos. Pode ser estendido para 45 ou 60 minutos, já que estamos criando o hábito com o bebê.

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Yoga para crianças

A idade ideal para as crianças começarem a praticar ioga sozinhas, embora sob a supervisão de um adulto, é aos 4 anos de idade. Nessa idade, eles são capazes de entender cada exercício, manter um bom nível de concentração e realizar as posturas corretamente, sem risco de lesão.

Esta é uma época em que as crianças têm muita energia e querem saber tudo. o que os rodeia. O Yoga irá ajudá-lo a se acalmar e relaxar graças aos exercícios de respiração.

Por outro lado, a infância é o período em que crescemos, desenvolvemos e criamos nossos próprios hábitos. O Yoga ajudará a fortalecer os músculos e a manter a elasticidade.

Começar a praticar yoga desde cedo pode significar o hábito de mantê-lo para o resto da vida e aproveitar seus benefícios em cada estágio do mesmo. É importante que façamos sessões curtas com as crianças para que elas não fiquem entediadas e sempre a abordem como um jogo

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Yoga para adolescentes

A adolescência é, sem dúvida, um estágio de complexidade. Muitas coisas mudam, do nosso corpo para a percepção do mundo e praticar yoga ajuda a lidar com essas mudanças .

Novamente, os exercícios respiratórios são muito úteis no momento de um exame importante, por exemplo. A angústia gerada pelas avaliações acadêmicas que vêm com mais estresse do que durante a infância pode ser reduzida consideravelmente com boa respiração.

Por outro lado, há posições especialmente projetadas para combater a insegurança em seu corpo que está mudando , a incerteza de não saber bem onde eles pertencem e as hesitações sobre suas crenças e seu futuro. Considera-se necessário 5 a 10 minutos em cada posição para alcançar bons resultados

Yoga na idade adulta

Com o estresse da vida diária: universidade, trabalho, relações interpessoais, responsabilidades domésticas ou saúde inesperada, entre muitos outras situações, muitas vezes não reservamos um tempo para nós mesmos. E é justamente nesse momento que mais precisamos disso.

O Yoga alivia o estresse e nos torna mais saudáveis ​​. É verdade que, quando adultos, é mais difícil obter flexibilidade e, em geral, estamos mais relutantes em mudar. No entanto, tudo é possível com perseverança. Além disso, o yoga é especialmente projetado para lidar com situações caóticas da vida adulta

Uma hora de sessão será suficiente para se conectar conosco e, ao mesmo tempo, nos ajudar a tonificar nosso corpo. Aprenderemos a ter mais controle de nossa mente e corpo.

Há situações como gravidez, menstruação ou alguns problemas de saúde que devemos levar em consideração quando queremos fazer yoga. É importante notificar nosso instrutor se tivermos condições especiais. Desta forma, evitaremos posições contraproducentes e as substituiremos por aquelas que são ideais para nós.

É importante exigir do nosso corpo cada vez mais para aperfeiçoar a técnica e melhorar nossa condição física. No entanto, devemos estar cientes das nossas limitações para não nos ferir.

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Yoga para adultos mais velhos

Nunca é tarde para começar praticar yoga! Nós já dissemos que você pode praticar yoga em qualquer idade. Com o tempo, nosso corpo começa a sofrer alterações que normalmente prejudicam nossa qualidade de vida, tais como:

  • Rigidez
  • Hipertensão
  • Aumento da gordura corporal
  • Osteoporose
  • Dor nas costas
  • ] Dificuldade em respirar
  • Problemas de circulação sanguínea
  • Problemas de visão

O Yoga ajuda a melhorar estas condições. Com a respiração consciente da ioga, por exemplo, conseguimos diminuir a frequência cardíaca melhorar o foco e aumentar a concentração.

É importante ter em mente que o nosso corpo não é o mesmo quando pisamos em nossos anos dourados. É por isso que devemos ter cuidado ao fazer as posições. Seu instrutor deve estar ciente de suas habilidades, bem como suas doenças. É aconselhável fazer mais devagar e cuidadosamente cada posição mantê-las por um curto período de tempo.

Começar a praticar ioga em qualquer idade é possível. Os benefícios que obtemos em cada etapa da nossa vida nos levarão a viver mais saudáveis.

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