O magnésio é essencial para o desenvolvimento das funções vitais do organismo. A hipomagnesemia é um distúrbio eletrolítico que causa danos graves. É a deficiência de um mineral que favorece a atividade do coração, rins, ossos, músculos e dentes. Quando seus níveis diminuem, surgem cãibras musculares irritantes, dormência e fraqueza. Também osteoporose e osteoartrite.

A hipomagnesemia pode ser causada por excesso de urina, insuficiência renal aguda, diarréia crônica ou diabetes . A síndrome de má absorção intestinal, estresse crônico, desnutrição, pancreatite, transpiração excessiva ou alguns medicamentos também a causam. Também está relacionado ao abuso de álcool e à deficiência de vitaminas, especialmente os do complexo B.

Os sintomas mais comuns de hipomagnesemia

Os sintomas mais comuns de hipomagnesemia são cãibras musculares, tremores de os olhos, dormência e até convulsões. Mas também cartilagens degeneram e osteoartrite e dor nas articulações aparecem . Formigamento, dormência, dores de cabeça e dor na mandíbula, além de tonturas, náuseas, vômitos e perda de apetite são outras manifestações.

Quando acordamos pela manhã com muita fraqueza e fadiga, podemos estar na presença de hipomagnesemia . A opressão no peito é outra de suas conseqüências, além de constipação, dificuldade em engolir ou sentir um nó na garganta.

Nos tornamos hipersensíveis ao ruído e começamos a sofrer de insônia, hiperatividade , ansiedade, ataques de pânico ou fobias . Osteoporose e cárie também começam a aparecer.

A hipomagnesemia pode ser detectada através de exames de sangue, urina e eletrocardiograma . O tratamento com suplementos de magnésio é geralmente administrado por via oral. Será intravenoso se o déficit aumentar.

Consequências sérias

Se o déficit de magnésio não for tratado a tempo, pode levar a complicações graves . Estes variam desde paradas cardíacas e respiratórias até a morte. Daí a importância de consultar o médico com o menor sintoma

Benefícios do magnésio no corpo

Quando os níveis de magnésio no corpo estão ótimos, entre 1,7 a 2,2 mg / dL nos sentimos bem . Nosso sistema nervoso está equilibrado e o estresse, a ansiedade e a depressão diminuem. Dormimos melhor e geramos colágeno, vital para tendões, ossos e cartilagens.

O magnésio também diminui a inflamação da próstata e alivia a dor. Sua presença ajuda a absorver e fixar o cálcio. Também aumenta a secreção de insulina e ajuda a controlar asma, bronquite e convulsões epilépticas

. Incentive-se a manter esse mineral em níveis ideais em seu corpo para evitar hipomagnesemia . Agora que você sabe o que é, lute com ele comendo vegetais de folhas verdes escuras, cacau, nozes, legumes, peixe, legumes e gérmen de trigo. Em pouco tempo, você verá a diferença.

Comentarios

comentarios