gorduras hidrogenadas também são chamadas de gorduras saturadas todos os seus átomos de carbono estão saturados com hidrogênio. Outro nome é "gorduras trans", pois contêm ácidos graxos transgênicos. A principal característica dessa gordura é que ela é sólida à temperatura ambiente e líquida quando aquecida, como margarina, manteiga e gordura ou sebo animal. Mas, embora sua origem seja vegetal, essas gorduras são prejudiciais à saúde.

O que são gorduras hidrogenadas

As gorduras hidrogenadas são um tipo de ácido graxo insaturado encontrado em muitos alimentos diferentes aqueles que foram submetidos a um tratamento físico-químico chamado hidrogenação.

Este procedimento é realizado nas fases de produção de alimentos. Os fabricantes os usam com freqüência, porque seu custo é muito baixo e é uma gordura que aumenta consideravelmente a vida útil do produto.

As gorduras saturadas, hidrogenadas ou trans são prejudiciais à saúde. Eles são conhecidos como "gorduras ruins", pois aumentam as lipoproteínas de baixa densidade LDL ("colesterol ruim") e diminuem os níveis de lipoproteínas de alta densidade HDL ("colesterol bom"). O consumo dessas gorduras está associado a um risco aumentado de diabetes tipo II, doença cardíaca coronária e desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Como evitar gorduras hidrogenadas ou gorduras trans?

As gorduras saturadas são encontradas especialmente em produtos de origem animal, como:

  • Carne bovina
  • Manteiga e margarina
  • Leite e seus derivados
  • chocolate
  • Óleo de coco
  • Carne e banha de porco
  • Carne e peixe de frango
  • Gema de ovo

Também incluem várias gorduras saturadas alimentos e produtos que consumimos com freqüência, como:

  • Pastelaria e pastelaria industrial (bolos, biscoitos, massa, massa folhada)
  • Alimentos processados.
  • Comidas rápidas, especialmente frituras.
  • Lanches salgados, salgadinhos e pipoca. [19659010] Cremes, chocolates e sorvetes.
  • Refeições pré-cozidas.

Leve em conta a rotulagem dos produtos

Para evitar consumir esse tipo de gorduras não saudáveis, é essencial ler etiquetas do produto. As gorduras saturadas são encontradas como gorduras hidrogenadas ou como gorduras parcialmente hidrogenadas. E, embora sejam de origem vegetal, nem sempre são saudáveis.

Alguns óleos e gorduras vegetais, no entanto, podem conter nutrientes positivos. Alguns óleos vegetais contêm quantidades mínimas de ácidos trans ou não contêm gorduras saturadas como óleos extra virgens prensados ​​a frio.

O óleo mais saudável para alimentos crus ou cozidos é o óleo Olive pois contém apenas 14% de ácidos graxos saturados e 76% de ácidos graxos monoinsaturados, além do poliinsaturado, chamado de "gorduras saudáveis". O consumo dessas gorduras é muito bom para sua saúde; eles também são encontrados em grãos integrais, como nozes e abacate.

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