E se eles dissessem que você é metade humano e metade micróbio? Isso não é uma piada: o projeto Microbiome Humano determinou que abrigamos tantos micróbios em nossos corpos quanto células. Existem mais de 10.000 espécies de microrganismos que se instalam gradualmente em nosso corpo desde a gestação e nos acompanham por toda a vida. Eles compõem a microbiota e têm um papel fundamental em nossa saúde e até mesmo em nossa personalidade.

Diferença entre a microbiota e o microbioma

Às vezes são usados ​​como sinônimos, mas microbioma é um conceito mais amplo .

  • Microbiota: conjunto de micróbios que residem em nosso corpo: bactérias, vírus, fungos, protistas e arqueas. Eles são encontrados principalmente no trato gastrointestinal, no trato geniturinário, no trato respiratório, incluindo a cavidade oral, nariz e faringe e pele. As comunidades de cada parte do corpo são muito diferentes.
  • Microbioma: inclui a microbiota, sua genética, atividade e as condições ambientais que a rodeiam. Ou seja, o microbioma é o ecossistema microbiano, enquanto a microbiota são as diferentes comunidades de microrganismos.

O estudo da microbiota

O estudo da microbiota é recente. Tudo começou no início do século 20, com a descoberta dos efeitos benéficos dos produtos lácteos fermentados, como o iogurte, na flora intestinal.

No entanto, o verdadeiro ímpeto para o estudo da microbiota foi dado pelo Projeto Microbioma Human um estudo iniciado em 2008 por mais de 200 pesquisadores de 80 universidades ao redor do mundo. Este projeto foi dedicado a estudar as comunidades de micróbios que habitam o corpo humano, especialmente a microbiota intestinal e sua relação com a saúde.

Funções da microbiota

Em um organismo saudáveis ​​habitam mais de 10.000 espécies de diferentes micróbios . Estima-se que pelo menos 1% pode ser patogênico, ou seja, causador de doenças. Ao longo da vida, nosso organismo estabelece uma interação dinâmica com os micróbios que o habitam.

De acordo com o Projeto Microbioma Humano, a microbiota desempenha estes papéis fundamentais:

  • Impede a colonização de microrganismos patogênicos.
  • a barreira intestinal.
  • Modula o sistema imunológico, induz a produção de anticorpos como a imunoglobulina A.
  • Equilibra as funções em processos infecciosos ou inflamatórios.
  • Metabolismo e absorção de nutrientes.
  • Produção de ácidos graxos , vitaminas.
  • Metabolismo e eliminação de toxinas.
  • Produção de muitas substâncias vitais, como neurotransmissores e hormônios.

Como manter uma microbiota saudável

  • Incluir probióticos na dieta. São bactérias vivas encontradas em alimentos como iogurte ou chucrute.
  • Inclui prebióticos, que são nutrientes indigestos que facilitam o desenvolvimento de bactérias intestinais boas. Eles são encontrados em grãos inteiros, cebolas, alho, alcachofras, bananas e outros vegetais.
  • Simbiose: combinar prebióticos com probióticos para obter benefícios adicionais.
  • Evite o uso indiscriminado de antibióticos.
  • Água, água e mais água: beba 2 a 3 litros de água por dia

Agora você sabe como manter sua microbiota saudável e feliz. Não deixe isso passar!

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