O ato de alimentar envolve muito mais do que satisfazer a necessidade de perceber diferentes sabores . Precisamos comer e comer bem, para fornecer ao nosso corpo os nutrientes necessários para o funcionamento ideal.

Em geral, podemos dividir os nutrientes em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes devem ser consumidos em grandes quantidades porque fornecem a energia que o corpo requer . Proteínas, carboidratos e gorduras são encontrados nesse grupo.

Os micronutrientes, por outro lado, são aqueles compostos que, embora não forneçam energia e sejam consumidos em pequenas quantidades, são essenciais para regular os processos metabólicos e bioquímicos do organismo. . Neste grupo são minerais e vitaminas

Nutrientes necessários para o corpo

Em seguida, vamos explicar-lhe um por um todos os grupos de alimentos que você deve consumir para fornecer seu corpo com os nutrientes de que necessita.

] Proteínas

As proteínas são o principal elemento de que nosso corpo é composto . Nossos tecidos musculares, assim como as principais moléculas reguladoras, como hormônios, enzimas, anticorpos, entre outros, são feitos de proteínas.

Por esse motivo, eles estão envolvidos no crescimento do organismo, não só dos tecidos musculares, mas também dos ossos, da pele e até do cabelo

Cerca de 15% do nosso peso corporal é baseado em proteínas que fornecem os aminoácidos necessários . Cerca de 30% da nossa ingestão calórica diária deve ser composta por este tipo de nutrientes . Os principais alimentos em que encontramos proteínas são:

  • Carne
  • Frango
  • Peixe
  • Ovos
  • Grãos
  • Nozes

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Carboidratos

Contribuir para a maior parte da energia requerida pelo organismo . Eles alimentam principalmente o sistema nervoso central, o cérebro e outros órgãos.

A energia exigida pelo organismo vem sob a forma de glicose e os carboidratos são os mais importantes contribuintes deste nutriente. Isso significa que, ao ingerir carboidratos, o corpo os transforma em glicose para alimentar os vários órgãos.

O consumo de carboidratos ou carboidratos, como também são conhecidos, deve estar entre 50% e 65% das calorias. totais Entretanto, você deve ter em mente que alguns carboidratos são melhores que outros.

Sempre evite produtos refinados, porque no processo de refino a fibra é subtraída. Alguns dos melhores carboidratos são:

  • Arroz integral
  • Aveia
  • Grãos integrais
  • Todos os alimentos ricos em fibras

Gorduras

Para muitas pessoas pode ser contraditório aconselhá-los consumir gorduras. A razão? Por muito tempo a idéia de que as gorduras são prejudiciais ao corpo foi mantida o que não é inteiramente falso, mas também não é inteiramente verdade.

 Gorduras nocivas à saúde.

O que realmente acontece com as gorduras é que elas contêm um alto valor calórico, muito superior ao das proteínas e carboidratos. Além disso, o consumo de gorduras saturadas pode causar problemas para o corpo, gerando o que é conhecido como mau colesterol.

No entanto, existem gorduras boas, como Omega 3 e Omega 6, que são essenciais para o funcionamento do corpo porque eles baixam os níveis de açúcar no sangue, fornecem nutrientes anti-inflamatórios e reduzem o risco de várias doenças.

No entanto, você deve ter em mente que ao consumir gorduras é aconselhável minimizar a ingestão de gorduras saturadas e favorecem o consumo de gorduras insaturadas encontradas nos seguintes produtos:

  • Óleo de oliva, canola e girassol
  • Peixes
  • Abacate

Minerais

Eles são um dos nutrientes essencial para o organismo uma vez que desempenham diversas funções relacionadas ao metabolismo e à formação dos ossos e dentes . Há muitos minerais, mas os mais comuns e importantes são ferro, zinco e cálcio

O consumo de minerais naturalmente é mais complicado do que ingerir proteínas, carboidratos e gorduras, porque são menos os alimentos que os contêm e , às vezes, não são encontrados em quantidades suficientes

Por esse motivo, é recomendável, em várias ocasiões, tomar suplementos que os contenham. Em qualquer caso, é importante consumir legumes e frutas uma vez que são os produtos em que há maior quantidade de vários minerais.

Vitaminas

A principal função das vitaminas é prevenir doenças e cuidar a boa saúde de todas as partes do nosso corpo . Há uma abundância de vitaminas e cada uma é capaz de cumprir uma função específica.

 Vitaminas e minerais.

Estes são nutrientes muito importantes que podemos encontrar, embora em pequenas quantidades, em frutas e legumes, por isso o consumo diário desses alimentos é vital. No entanto, esses nutrientes essenciais podem ser obtidos através de suplementos vitamínicos

Água

Quando dizemos que "a água é vida", não estamos usando uma metáfora, é uma realidade. Nosso corpo é composto principalmente de água (cerca de 60% do peso corporal)

A água está envolvida nos processos de digestão, excreção e, em geral, na hidratação de todo o nosso corpo.

Por esta razão, você deve consumir as quantidades apropriadas de água diariamente. No entanto, lembre-se que a água não é apenas em seu estado puro. Frutas e vegetais têm muito líquido .

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Como você viu, existem muitos elementos que contêm todos os nutrientes que você o corpo precisa ficar saudável e forte. É por isso que você precisa de uma dieta balanceada, que inclua todos eles . Em caso de dúvida, consulte um profissional.

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