Dois estudos recentes confirmam os efeitos benéficos da ioga além daqueles associados ao alongamento muscular. A dor crônica é uma condição médica comum e grave que afeta quase 20% da população espanhola e envolve o gasto de milhões de euros por ano em analgésicos.

A dor crônica pode ser aliviada por prática regular de ioga dentro da estrutura de um programa de redução do estresse de oito semanas com base na atenção plena, de acordo com um estudo publicado no Journal ou na American Osteopahic Association.

O estudo foi conduzido em uma população semi-rural em Oregon, onde problemas de acessibilidade, dependência de drogas e dificuldades de acesso a cuidados são comuns.

Yoga é uma terapia eficaz e barata contra a dor crônica

"Muitas pessoas perderam a esperança porque, na maioria dos casos, a dor crônica nunca será completamente resolvida", disse Cynthia Marske, osteopata, professora e autora do estudo. "No entanto, ioga e meditação da atenção plena podem ajudar a melhorar a estrutura e função do corpo, o que favorece o processo de cura", acrescenta

"Quando falamos sobre dor crônica, cura implica aprenda a viver com um nível controlável de dor. Por essa razão, ioga e meditação podem ser muito benéficas ", diz ele.

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O estudo provou que a meditação da atenção plena e a ioga levaram a melhorias significativas nas percepções dos pacientes sobre dor, depressão e deficiência. Oitenta e nove por cento dos participantes relataram que a ioga e a meditação os ajudaram a controlar a dor.

A dor crônica geralmente anda de mãos dadas com a depressão. A meditação e a ioga baseadas na atenção plena podem ajudar a restaurar a saúde física e mental do paciente e podem ser eficazes sozinhas ou em combinação com outras terapias e medicamentos.

Após o curso, Os escores do questionário de saúde do paciente no PHQ-9, uma medida padrão de depressão, foram reduzidos em 3,7 pontos em uma escala de 27 pontos. Isso significa uma redução semelhante àquela alcançada com o uso de um antidepressivo.

A descoberta mostra que a meditação e a ioga podem ser uma opção viável para pessoas que buscam alívio da dor crônica e da depressão que muitas vezes ele a acompanha.

Também eficaz no controle da ansiedade

A ansiedade generalizada é outra indicação comprovada de ioga. Pesquisadores da Universidade de Nova York, liderados pela médica e professora do departamento de psiquiatria Naomi Simon, descobriram que uma sessão semanal de duas horas de kundalini ioga e 20 minutos de prática diária em casa reduziu os níveis de ansiedade nos participantes.

As sessões de ioga consistiam em uma combinação de posturas, técnicas de relaxamento, respiração e meditação. O estudo foi publicado no jornal JAMA Psychiatry.

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Para o estudo, 226 homens e mulheres com transtorno de ansiedade generalizada foram aleatoriamente designados a 3 grupos: terapia cognitivo-comportamental (TCC), kundalini ioga e educação para gerenciamento de estresse, uma técnica de controle padronizada. [19659002Umadasconclusõesdoestudoéqueaiogaé significativamente mais eficaz no tratamento da ansiedade do que aprender métodos convencionais de controle do estresse. Por outro lado, é menos do que a TCC, mas esta terapia é mais cara economicamente.

"Nossas descobertas mostram que a ioga é segura, que é uma prática acessível para muitas pessoas e que poderia ser uma ferramenta valioso em um plano de tratamento geral, " explica o Dr. Simon.

Depois de três meses, tanto a TCC quanto a ioga mostraram-se mais eficazes para a ansiedade do que o controle do estresse. Especificamente, 54% daqueles que praticavam ioga melhoraram seus sintomas de ansiedade em comparação com 33% no grupo de educação para gerenciamento de estresse.

É importante que as pessoas com transtorno de ansiedade difundido tente ioga para ver se funciona para você. Yoga é bem tolerado, facilmente acessível e tem vários benefícios para a saúde, explica o autor.

Pesquisadores das universidades de Boston, Dallas, Harvard e Georgetown em Washington participaram do estudo.

Referências científicas:

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